terça-feira, 2 de outubro de 2007

A nossa Amazônia



"Um imenso tapete verde formado por árvores. É assim que se vê a Amazônia do céu.
Mas se formos chegando mais perto, mais perto e mais perto (devagarinho para não assustar ninguém), teremos surpresas entre as árvores da floresta: ali moram onças, macacos, araras, tucanos, tamanduás. Ali nascem plantas e flores raras. Ali existem rios enormes, cheios de peixes.
É tanta riqueza natural que o homem ainda nem conseguiu descobrir tudo que existe na Amazônia!
São milhões de espécies que ainda não foram catalogadas, um tesouro único no mundo. Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios, com quem não cansamos de aprender.
Além de ser um lugar exuberante, a floresta é também muito importante para a saúde da Terra. São as árvores que limpam o ar que respiramos, pelo processo da fotossíntese, em que as plantas absorvem o gás carbônico do ar e da água para obtenção de energia, eliminando na atmosfera o oxigênio, fundamental à vida. Dizem até que a floresta amazônica é o pulmão do mundo.
Ela é tão grande que ocupa pedaços de nove países: Brasil, Venezuela, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Apesar do desmatamento, a floresta amazônica ainda é a maior e mais rica floresta tropical do planeta, e ocupa quase a metade de todo o território brasileiro.
Só no Brasil, ela está presente em nove estados: Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, norte do Mato Grosso, leste de Tocantins e Maranhão.
A floresta cobre 5,5 milhões de quilômetros quadrados (o equivalente a 1 milhão de campos de futebol!). "

Suporte Online