terça-feira, 2 de outubro de 2007

Floresta Amazônica

Apesar do desmatamento, a floresta amazônica ainda é a maior e mais rica floresta tropical do planeta, e ocupa quase a metade de todo o território brasileiro.

Só no Brasil, ela está presente em nove estados: Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, norte do Mato Grosso, leste de Tocantins e Maranhão.

A floresta cobre 5,5 milhões de quilômetros quadrados (o equivalente a 1 milhão de campos de futebol!).

Além da riqueza representada pela imensa variedade de animais e plantas, a floresta também é fonte de muitas coisas úteis. O guaraná, por exemplo, é uma frutinha que nasce na floresta. É dessa fruta que se faz o mais brasileiro dos refrigerantes.

A borracha também é produzida na Amazônia, a partir do látex, um material extraído das árvores. Muitos cientistas estudam as ervas e plantas da região para fabricar remédios para as mais diferentes doenças. Essa é uma das maiores riquezas que a floresta esconde.

Dizem que a natureza da Amazônia é tão rica por causa do clima da região, chamado equatorial. Faz calor o ano inteiro e chove todo dia na floresta. As chuvas constantes alimentam os rios da Amazônia, que estão entre os maiores da Terra.

Na foz do rio Amazonas (quando ele termina seu curso, desaguando no mar) um fenômeno curioso acontece: a pororoca. O rio entra com tudo no mar e forma ondas de até três metros de altura. O mar responde e manda o rio de volta com mais ondas.

Os rios da Amazônia são o melhor caminho para entrar na floresta. Pegar carona num barco com alguém que mora nesse mundão verde é a melhor maneira de conhecer os lugares e as histórias desse paraíso de bichos e plantas. É diversão garantida: na Amazônia tem história que não acaba mais.

Aprenda mais um pouco sobre os principais estados que abrigam a floresta:



Bandeira do Acre
Capital: Rio Branco
População: 527.937 habitantes
Número de municípios: 22

Bandeira do Amazonas
Capital: Manaus
População: 2.580.860 habitantes
Número de municípios: 62

Bandeira do Pará
Capital: Belém
População: 5.886.454 habitantes
Número de municípios: 143"

Suporte Online